a excelência de Souto Moura... um paliativo de luxo

Casa das histórias | Pedreira de Braga | Dep. Geociências da U. Aveiro
O prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura (dizem que é o Nobel da arquitectura), foi atribuido ao arquitecto Souto Moura. Um prémio que dizem ser de carreira.
Na imagem estão presentes 3 exemplos da sua obra. A casa das histórias, que reune a grandiosidade de duas artes e de dois artistas termosféricos! O estádio de Braga, monumento encastrado na pedreira e a que ninguém fica indiferente! E o Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, uma obra de arte incorporada num campus que é, per si, uma grandiosa obra de arte e, simultaneamente, uma exposição permanente de arquitectura!
E se desde sempre tenho ouvido falar de Siza Vieira como o Zeus desse Olímpo Arquitectónico Lusitano, Souto Moura é identificado claramente como Apólo, tais são os seus atributos, funções e influência no meio!
Assim, posso afirmar que:
Mesmo sendo um leigo em arquitectura, sinto a grandiosidade da obra!
Mesmo sendo um leigo em arquitectura, percebo a inovação da obra!
Mesmo sendo um leigo em arquitectura, compreendo a união entre a estética e a utilidade na obra!
Mesmo sendo um leigo em arquitectura, apercebo-me do respeito generalizado pelo autor!


Nestes momentos em que tudo parece negro, é fantástico aparecerem estes paliativos de luxo. É certo que, como todos os paliativos, alivia mas não cura. Mas qualquer coisa que alivie o estado actual da nação, é positivo.
E este tem que ser um motivo de orgulho de todos nós! Não só porque há alguém entre nós que é reconhecido, mas também porque todos beneficiamos directamente da obra!
Parabéns Souto Moura! Obrigado, Souto Moura!

http://ipsilon.publico.pt/artes/texto.aspx?id=280433
http://www.ionline.pt/conteudo/113747-nobel-da-arquitectura-eduardo-souto-moura

Apesar de Siza há mais arquitectura portuguesa!
Pavilhão de Portugal em Xangai!

Sem comentários: